Recanto dos Idosos de Guarapari recebe doação do SINDICIG

“O valor que recebemos do SINDICIG nos ajudou a honrar nossos compromissos com encargos e impostos. Eles foram muito atenciosos conosco e abraçaram essa causa. Somos muito gratos à presidência e a todos que nos atenderam”, disse a irmã Marilza da Silva, presidente do Recanto dos Idosos Santo Antônio – Risa em Guarapari.O SINDICIG através dos seus associados fez uma doação no valor de R$17.724,20 (Dezessete mil, setecentos e vinte e quatro reais e vinte centavos), para ajudar a custear as despesas do Recanto dos Idosos de Guarapari.

“Com o isolamento social nossos idosos ficaram tristinhos, os eventos deixaram de acontecer e as doações diminuíram muito na pandemia”, desabafou a irmã Marilza.

O Recanto dos Idosos abriga 37 pessoas da melhor idade, com 6 refeições diárias, atendimento com enfermeiros, assistente social, cuidadores, nutricionista, oficineiros e mantém toda a infraestrutura do abrigo para esses idosos.

Eles moram no abrigo e passam 24 horas por dia com todo cuidado de alimentação, saúde e bem-estar que um idoso merece. Porém, custear tudo isso tem sido um grande desafio para a entidade, conforme informou a irmã.

O Recanto recebe ajuda do poder público, mas é apenas uma parte de todo o custeio que a casa tem. O abrigo precisa de recursos para manter as despesas com alimentação e infraestrutura para atender aos idosos.

Através da empresa associada, DVF Consultoria, foi elaborado um Plano de Trabalho com o objetivo de desenvolver ações estratégicas para a manutenção socioeconômica da entidade.

FIQUE POR DENTRO

O Recanto dos Idosos Santo Antônio – RISA foi fundado em 1989 é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, na modalidade de Instituição de Longa Permanência para Idosos – ILPI, fundado pelo Instituto das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora de Fátima, já acolheu 600 (seiscentas) pessoas em 32 anos de atuação.

O principal objetivo do RISA é acolher e assegurar ao idoso total prioridade em relação aos seus direitos à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, lazer, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e convivência familiar e comunitária.

Promove assistência social e à saúde de pessoas com mais de 60 anos em Guarapari. Toda equipe da instituição de longa permanência e cuidados 24 horas por dia trabalha incansavelmente para cumprir esse papel.

A Instituição é obrigada por lei de acordo com a Resolução RDC 502/2005 a manter o quadro de funcionários para atender a demanda dos idosos.

Atualmente o RISA sobrevive financeiramente com parte de uma verba proveniente do poder público municipal e doações feitas pela sociedade em geral.

Com a pandemia seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, o Recanto deixou de receber visitas dos projetos e associações, e com isso as doações também caíram. Seja você um doador do Risa.

Atualmente o Recanto ainda não recebe visita de grupos, somente os familiares dos idosos podem visitá-los, com agendamento prévio. E toda essa mudança na rotina, interferiu na queda das doações.

FAÇA VOCÊ TAMBÉM SUA DOAÇÃO AO RECANTO DOS IDOSOS

Para ajudar o Recanto dos Idosos qualquer pessoa pode doar alimentos, fraldas geriátricas, material de limpeza ou dinheiro.

As doações de materiais podem ser entregues na sede do recanto:

Rua Felício Bittar, 22, Lagoa Funda em Guarapari (Atrás do Sesc).

Quem quiser ter mais informações de como doar acesse:https://risaguarapari.org.br/como-doar/