Qualificação de porteiros: sua importância

A figura do bom porteiro antigamente era daquele senhor simpático e prestativo, mesmo que, de vez em quando, ele pudesse ser flagrado tirando um cochilo na portaria ou batendo papo com a vizinhança na calçada, o que era tolerável em outras épocas.

Em um tempo em que a sociedade se transformou de maneira radical, quando existem ameaças constantes à segurança, definitivamente este não é mais o perfil do profissional desejável para a portaria – seja para atender a uma empresa, seja para um condomínio residencial ou empresarial ou mesmo para uma instituição.

Atualmente, considerando o nível de responsabilidade atribuído à função de porteiro, o volume de investimento e a sofisticação tecnológica que são aplicados nos edifícios, é essencial que a qualificação do profissional acompanhe essa evolução.

Tomando o porteiro como aquele funcionário que está na linha de frente do edifício, ele deve ser capaz de perceber os primeiros sinais de risco e de tomar as iniciativas para garantir a defesa do patrimônio e das pessoas que moram, trabalham ou têm negócios ali, conforme a categoria do lugar.

Além disso, o porteiro também deve estar qualificado para interagir de maneira eficiente com as novas tecnologias, essenciais para a segurança hoje em dia.

Por essas e outras, o SINDICIG se empenha em oferecer cursos de porteiro periodicamente e, nesta edição, estamos oferecendo um plus, que será o inglês prático disponibilizado pela CNA Guarapari.

*Com informações do site Aster – fonte: http://www.aster.com.br/blog/portaria/qualificacao-de-porteiros-como-fazer-e-a-sua-importancia/