Projeto em Guarapari dá novo destino a garrafas que iriam para o lixo

Pelas mãos de artesãos, o Sustentarte transforma garrafas não retornáveis em produtos que estão expostos até domingo (19), na Feinartg

O projeto Sustentarte surgiu há seis anos, com o objetivo de despertar a consciência ambiental dos cidadãos através de produtos e soluções criativas.  O idealizador do projeto, Juscelino Coelho, de 61 anos, conta que trabalhava com metalurgia quando viu nas garrafas uma oportunidade. “Eu via as garrafas bonitas, muito bem elaboradas, sendo descartadas”. Aliando habilidades que já possuía com a ideia de dar um novo destino ao material, o artesão e projetista elaborou produtos como canecas, taças e luminárias.

Segundo Juscelino, cerca de um milhão de garrafas não retornáveis são descartadas todos os meses, em Guarapari. “Nós chamamos a atenção dos restaurantes e bares que descartam esse produto, muitas vezes eles nem sabem que destino as garrafas tem, mas quando veem que esse produto pode ganhar uma nova finalidade, passam a guardar o material para que nossa equipe recolha”. Ele explica ainda que a ideia é que os próprios estabelecimentos passem a adquirir os produtos artesanais, como forma de associar a causa à própria marca.

Entre os produtos, estão canecas, taças, copos e luminárias.

Além de criar um novo destino para as garrafas, o projeto ainda colabora com a geração de emprego e renda. “Atualmente, nós temos 4 famílias que extraem sua renda do projeto, mas podem ser 400”, afirma Juscelino. Para integrar a equipe ou colaborar com a doação de material, basta entrar em contato com o projeto.

Os produtos Sustentarte estão na 18ª edição da Feira Interestadual de Negócios e Artesanato de Guarapari (Feinartg). A feira funciona das 17h às 23h, próximo ao Radium Hotel, no Centro de Guarapari, e vai até domingo (19). Após esse período, a comercialização dos produtos continua através das redes sociais.

Sustentarte – Uma marca um propósito

Facebook: sustentarteoficial

Instagram: @sustentarteoficial

Fonte: https://www.folhaonline.es/projeto-em-guarapari-da-novo-destino-a-garrafas-que-iriam-para-o-lixo/