Pelo quinto mês, construção civil registra saldo positivo de emprego

AGÊNCIA CBIC

A indústria da construção apresentou pelo quinto mês consecutivo saldo positivo no emprego formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (25/09) pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Em agosto, a expansão foi de 17.306 vagas decorrentes de 131.721 admissões e 114.415 desligamentos. Foi o melhor resultado para um mês de agosto desde 2011, quando 31.613 novas vagas foram geradas.

“Foi só o mercado imobiliário andar que os empregos começaram a crescer. Estamos trabalhando para que os outros segmentos da construção continuem ampliando sua participação, proporcionando também aumento de postos de trabalho”, destaca o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.

Em agosto de 2019 o número de trabalhadores com carteira assinada na construção, em todo o País, foi de 2,072 milhões. Em agosto de 2014, esse número era 3,048 milhões. “Nesse contexto, vale lembrar que a construção civil é a locomotiva da economia brasileira. O bom desempenho do setor muito contribui para o aumento do investimento e do crescimento do País de forma sustentada”, defende a economista do Banco de Dados da CBIC, Ieda Vasconcelos.

No acumulado dos primeiros oito meses do ano, o setor registrou um saldo de 96.575 novas vagas, o que corresponde a expansão de 4,89% no seu número de trabalhadores com carteira assinada.

Em agosto somente os estados da Paraíba (-210), Alagoas (-7), Sergipe (-33) e Rio Grande do Sul (-322) apresentaram resultados negativos no emprego na construção.

“Sem dúvidas, os resultados do emprego formal para a construção civil são importantes e reforçam que o setor começou a caminhar. Entretanto, sempre é bom destacar que os números ainda estão distantes de recuperar as vagas perdidas nos últimos aos”, ressalta Ieda Vasconcelos.

FONTE: SITE CBIC – https://cbic.org.br/pelo-quinto-mes-construcao-civil-registra-saldo-positivo-de-emprego/

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
imprimir
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

O que achou deste artigo?

Leia também