VIVA + CIÊNCIA, VIVA + GUARAPARI

O encontro acontece nos dias 29 e 30 de novembro no Hotel Violeta, em Meaípe

Acontece nos dias 29 e 30 de novembro, o 2º Workshop sobre Areias Monazíticas, em Guarapari. O encontro, que contará com pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade de São Paulo (Usp), apresentará os novos resultados da pesquisa sobre os benefícios das Areias Monazíticas no município. O workshop, que é aberto ao público, será realizado no Hotel Violeta, em Meaípe.

Entre os temas que serão discutidos, está a investigação da atmosfera e do oceano costeiro de Meaípe, a proposta de estudo sobre a erosão no local, além da campanha do projeto FlutuEs.

O encontro também promoverá um debate sobre o Selo Bandeira Azul para a Praia de Meaípe. Esse certificado internacional promove o desenvolvimento sustentável de praias, e é dado a locais que alcançam padrões como qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.

O professor Marcos Tadeu Orlando, um dos organizadores do evento, explica que, durante o workshop, serão mostradas as medidas necessárias para a conquista do certificado, que segundo ele, tem extrema importância para o município. “É uma forma de aproveitar os recursos naturais de maneira inteligente. Receber esse selo significa muito para o turismo e a economia da cidade”.

Segundo o pesquisador, foram convidados deputados estaduais, senadores, vereadores de Guarapari, dentre outras autoridades políticas para participar do workshop. “Nós como cientistas estamos fazendo a nossa parte, mas é preciso que toda a comunidade abrace a ideia”, concui.

A pesquisa sobre os benefícios das Areias Monazíticas conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Confira a programação:

Fonte: Folha Online ES – Acesso: 26/11 às 15:30 hrs