Informativo – Edição 119

CURSO DE PORTEIRO

Nesta segunda-feira (14) iniciou-se a segunda turma do curso de Profissional de Portaria de 2020, apesar de todos os desafios enfrentados pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas não perderam de vista a importância de se qualificar e buscam aprender coisas novas como também aperfeiçoar o conhecimento profissional.

O mais interessante da qualificação profissional é que ela não tem limites, ou seja, quanto mais conhecimento e prática, mais capacitada a pessoa estará para atuar em suas funções. Isso permitirá que o indivíduo tenha melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O curso aborda temas como:

Noções Básicas de Biossegurança, que tem causa/efeito na disseminação do COVID-19;
Primeiros Socorros;
Prevenção e Combate a Incêndios;
Portaria e Vigilância;
Relações Humanizadas com o novo cliente.

O SINDICIG promove o curso de Portaria Profissional desde 2011 e já formou muitos profissionais.


SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo é o mês  dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas.

É por isso que Falar, Escutar e Valorizar é tão importante. Acredita-se que conscientizando as pessoas pode-se prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.

Origem do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.

Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem.

Pensando numa forma de valorizar ainda mais a vida, o SINDICIG está estruturando uma parceria para oferecer serviço psicológico, em breve mais informações.

Fonte: Site tjdft.jus.br


A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS E SEUS REFLEXOS NAS RELAÇÕES DO TRABALHO

Com a Lei nº 13.709, de 14/08/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, surgiu uma nova área de atuação no Direito, que é a relativa à privacidade de dados.

A LGPD tem como fundamento: o respeito à privacidade; a autodeterminação informativa; a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião; a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem; o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação; a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

Leia na íntegra o Informe Estratégico publicado pela Findes: CLIQUE AQUI.

Fonte: Site Findes


VEM AÍ… Reunião de Associados, 29/09 às 10h.


Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on print
Imprimir

Leia também

Informativo – Edição 120

2ª FASE – CAMPANHA OBRA MAIS SEGURA A Campanha Obra Mais Segura surgiu com o objetivo de orientar os trabalhadores da construção civil sobre as