O evento, que discutirá tecnologias voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência, acontece no dia 04 de dezembro, às 16h, no Ifes de Guarapari.

VIVA + INCLUSÃO, VIVA + GUARAPARI

No dia 04 de dezembro, será realizado, no Ifes de Guarapari, o 1º Seminário de Tecnologia Assistiva. A proposta contará com a apresentação de aplicativos e jogos educacionais desenvolvidos por alunos com o objetivo de promover a inclusão de pessoas deficientes. O seminário, que também realizará palestras voltadas para o tema, acontecerá no Ifes de Guarapari às 16h.

A proposta do seminário surgiu nas salas de aula do instituto. Durante a disciplina de informática aplicada, ministrada pelo professor Walber Beltrame, os estudantes puderam conhecer o mundo da tecnologia assistiva e desenvolver aplicativos voltados para a inclusão. “Nós começamos a trabalhar esse assunto, eles gostaram do tema e decidiram levar a ideia adiante para a exposição das ferramentas que criaram.”, afirma o professor.

Serão apresentados aplicativos desenvolvidos por alunos do 1º ano do ensino médio, todos voltados para a inclusão e facilitação da rotina de pessoas com algum tipo de deficiência. Um desses aplicativos é ideia das alunas Daniela Labes, Yasmin Alkadome, Maria Fernanda Ambrósio e Ashily Milli. As estudantes desenvolveram um programa que avalia locais de Guarapari de acordo com nível de acessibilidade.

Yasmin Alkadome, Daniela Labes, Maria Fernanda Ambrósio e Ashily Milli. Foto: Arquivo Pessoal.

Segundo Daniela, a ferramenta foi criada com base em um aplicativo que já existe, só que em outros locais do Brasil. O objetivo é possibilitar que os moradores de Guarapari saibam quais locais oferecem mais acessibilidade no município. “Eu tenho conhecidos e familiares que não saem de casa por dificuldades para acessar determinados locais, então decidimos fazer um aplicativo próprio para Guarapari”.

A ideia das quatro alunas agora está em fase de programação e a previsão é que já esteja disponível para download no dia do seminário. Além da exposição dos aplicativos, o evento contará com palestras sobre tecnologia assistiva e a presença de representantes da Apae e da Pestalozzi de Guarapari.

De acordo com Daniela, que foi uma das alunas responsáveis pela ideia de realizar o seminário, essa será uma oportunidade de levar o conhecimento produzido em sala de aula para a comunidade externa. “Eu sempre quis trabalhar com tecnologia, e com esses aplicativos ainda vamos poder ajudar pessoas”.

1º Seminário de Tecnologia Assistiva
Local: Ifes Guarapari