NOTICIAS

Guarapari recebe doação de 04 capacetes Elmo para tratamento de pacientes com a Covid-19

O município de Guarapari recebeu nesta manhã (20) a doação de 04 capacetes Elmo para tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. A entrega foi realizada pelo presidente do SINDICIG, Rodolfo Mai, ao prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, na sede do sindicato.

O SINDICIG participa ativamente do Movimento Indústria do Bem, iniciado o ano passado pela FINDES com objetivo de apoiar as ações do sistema de saúde pública, identificando as demandas das autoridades de saúde e unindo esforços para arrecadação dos recursos necessários.

Em entrevista, Rodolfo Mai, destacou a contribuição da iniciativa privada nesse momento difícil que a sociedade vem enfrentando.

O Elmo, ou mecanismo de respiração artificial não invasivo, evita a intubação do paciente, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o dispositivo trata quadro clínico moderado e, também auxilia casos em início de gravidade.

O projeto foi desenvolvido em tempo recorde, pois nasceu no início de abril de 2020, no estado do Ceará. O trabalho reuniu diversos profissionais, entre médico pneumologista e intensivista, fisioterapeutas, técnicos em usinagem e ferramentaria, design industrial e engenheiros nas áreas clínica, civil, mecânica e de produção.

As aplicações de testes validaram as funcionalidades e usabilidade do capacete, bem como sua eficácia no tratamento de insuficiência respiratória causada pelo coronavírus.

O prefeito, Edson Magalhães, agradeceu o apoio e ressaltou a importância do equipamento para a saúde pública do município.

Os capacetes serão destinados a Unidade de Pronto Atendimento no bairro Ipiranga, reduzindo assim, a transferência de pacientes para outros municípios. A proposta é que o município receba mais 06 destes equipamentos através do movimento.

A entrega dos equipamentos teve a cobertura do Portal 27, Tv Guarapari e FolhaOnline.ES, também esteve presente na entrega a secretária de comunicação da prefeitura, Geórgia Gonçalves.

Rodolfo Mai (presidente do SINDICIG) e Edson Magalhães (prefeito de Guarapari)