Guarapari agora conta serviços de bike e patinete de aluguel

Guarapari agora conta com um novo serviço de mobilidade urbana, a empresa Grow iniciou na última semana, o serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes sem estação para retirada e devolução. A área de cobertura se estende da Avenida Anchieta, no bairro Ipiranga, até a Rua Brasília, na Praia do Morro, passando pelo Centro, Morro do Atalaia, Jacunem e Condados.

As bikes e patinetes podem ser usadas 24 horas por dia e estacionadas dentro da área de atuação da empresa na região, preferencialmente nos pontos parceiros ou em locais onde o estacionamento de bicicletas é permitido.

Segundo a empresa, a definição da área de operação em Guarapari levou em conta diversos critérios, como a demanda de pessoas que precisam percorrer curtas distâncias ao longo do dia, topografia favorável, estrutura de ciclovias e ciclofaixas, regulamentação e segurança. Essa medida tem o objetivo de contribuir na racionalização do uso do sistema público de transportes, integrando-o e complementando-o, sobretudo nos primeiros e últimos quilômetros de deslocamento dos usuários.

“Com essa nova área de atuação, acreditamos estar contribuindo para a qualidade de vida da população de Guarapari, que poderá apostar em modos de transporte alternativos e eficientes que reduzem a poluição e os congestionamentos nos centros urbanos”, comenta Renata Greco, analista de Relações Governamentais e Institucionais da Grow.

O valor para aluguel das bicicletas compartilhadas é de R$ 0,50 para desbloqueio e R$1,99 a cada 20 minutos de uso. Já as patinetes têm valor de R$ 3,00 para desbloqueio e R$0,50 por minuto.

Os serviço de compartilhamento é oferecido pelos aplicativos da Grin e da Rappi, disponíveis nas plataformas App Store e Google Play. Por meio deles, o usuário se cadastra e encontra e desbloqueia a bicicleta ou patinete mais próximo. A área de cobertura, onde os equipamentos devem ser deixados após o uso, está disponível nos aplicativos. O usuário pode encerrar a corrida em um dos pontos de estacionamento ou em qualquer local do perímetro de operação, sempre com o cuidado de não atrapalhar o fluxo de pedestres ou veículos.

No Espírito Santo, a empresa também opera em Vitória e Vila Velha.

De acordo com a Grow, diariamente uma equipe circula pela área de operação para mapear as bicicletas e patinetes, organizando-as, redistribuindo-as estrategicamente e retirando-as para manutenção quando necessário, contribuindo assim para o melhor posicionamento dos equipamentos pela cidade.

Dicas para o uso seguro:

Antes de sair, planeje o caminho;

Use sempre o capacete bem preso à cabeça e ajustado adequadamente;

Não trafegar com mais de 1 pessoa;

Idade mínima de 18 anos para locação de equipamentos;

Dê sempre preferência ao pedestre. Lembre-se: o pedestre é o mais vulnerável. É obrigação de todos cuidar da sua segurança;

Não use celular nem fone de ouvido enquanto conduz a bike ou o patinete. Esteja atento a sua condução;

Respeite sempre os semáforos, as sinalizações de trânsito e o sentido da via;

Jamais conduza a bike ou o patinete se houver ingerido álcool;

Segure sempre o guidão com as duas mãos;

Esteja atento a irregularidades nas vias, como buracos, bem como galhos e árvores que possam oferecer riscos no seu trajeto;

Como pedestre, nunca transite nas vias exclusivas para os modais, como ciclovias e ciclofaixas. Ao fazer isso, você estará arriscando a sua vida e a dos usuários da Grow que utilizam a via de forma correta.

Fonte: Site Prefeitura de Guarapari