Eleições 2020 – Diálogo com os Candidatos

Seguindo a proposta de ouvir os três primeiros candidatos à prefeitura de Guarapari citados em pesquisa, nesta última segunda-feira (26) o SINDICIG recebeu Carlos Von.

O plano de governo apresentado pelo candidato envolve 70 compromissos para a cidade. Conheça na íntegra:

SAÚDE

• Hospital de Guarapari;
  • Agendamento online para consultas, vacinas e exames;
  • UPA na região norte;
  • Aquisição de UTI’S móveis;
  • Saúde preventiva nas escolas;
  • Regularizar o abastecimento e aumentar os locais de distribuição de medicamentos à população.

SEGURANÇA

• Guarda Municipal;
  • Construção de bases operacionais da Guarda Municipal de Guarapari;
  • Cerco Inteligente de Segurança utilizado para o combate a todos os tipos de crime que envolvem a utilização de veículos;
  • Central de Operações que reunirá o cerco inteligente, videomonitoramento da cidade, com integração entre diversas Secretarias e as forças de segurança e salvamento.

EDUCAÇÃO

• Tablets para Todos: modernização da educação na rede pública;
  • Melhoria e Expansão de Internet nas escolas;
  • Aumento da oferta de ônibus para atividades extraclasse;
  • Informatização e antecipação do Processo Seletivo para escolha das vagas de professores;
  • Ampliação da acessibilidade e do atendimento especial educacional;
  • Qualificação e ampliação através das Formações Continuadas, valorização do profissional da educação com a oferta de qualificação complementar especializada através de palestras, simpósios, congressos, seminários e demais cursos de aprimoramento;
  • Motivação, valorização do magistério e serviço de atendimento ao professor na SEMED;
  • Ampliação, qualificação didática do EJA e oferta de vagas em escolas em tempo integral.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

• Gestão participativa, ouvindo a população e dando voz ao cidadão por meio das assembleias populares, com a presença do Prefeito e dos Secretários, que serão escolhidos de acordo com a capacidade técnica para cada pasta;
  • Sistema de gestão da qualidade (ISO9001) nos serviços prestados diretamente pelo município ao cidadão;
  • Desenvolvimento de processos administrativos eletrônicos no âmbito das Secretarias do município para modernizar o serviço público com o objetivo de dar celeridade, eficiência e reduzir gastos na tramitação interna;
  • Transparência ativa, sistema de publicitação para mostrar como o dinheiro dos impostos auferidos pelo município é investido em Guarapari;
  • Cidadão conectado, criação de plataformas e aplicativos que desburocratizam o acesso aos serviços públicos pelo cidadão;
  • Reestruturação de cargos e salários de servidores;
  • Reajuste do Ticket-feira;
  • Valorização dos trabalhadores ambulantes locais.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

• Centros de convivência para a terceira idade;
  • Hospedagem noturna para pessoas em situação de rua;
  • Criação um cadastro para que famílias acolhedoras possam cuidar de crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias originais e estão em meio ao processo de adoção;
  • Programa Prato para Todos, entrega de kits com hortifrútis para a população de baixa renda cadastrada no programa social;
  • Aquisição de alimentos da agricultura familiar, o Município compra direto da agricultura familiar e doa, através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), para entidades e famílias em vulnerabilidade alimentar;
  • Programa de Regularização Fundiária “Cidade Legal”, regularização dos imóveis e fornecimento das escrituras, reconhecendo, assim, o direito dos moradores sobre áreas ocupadas em nosso Município.
  • Agendamento online do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social);
  • Faça Fácil Jurídico, reunir no mesmo lugar, vários órgãos prestadores de serviços públicos, entidades da sociedade civil e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, com objetivo de diminuir a burocracia e criar uma central com atendimentos e diversos serviços ao cidadão;
  • SINE Guarapari.

TURISMO O ANO INTEIRO

• Ônibus turístico – circuitos praias, montanhas e histórico;
  • Restauração e iluminação de monumentos históricos;
  • Lojas colaborativas com artesanato e produtos rurais;
  • Portais nas três entradas da cidade;
  • Posto de informações turísticas;
  • Píer turístico de Guarapari;
  • Incentivo para instalação de grandes empreendimentos e resorts;
  • Qualificação dos serviços ao turista, política de concessão de desconto na taxa de licença ou autorização de todos os ambulantes de Guarapari que comprovarem que no último ano realizaram cursos de qualificação de atendimento ao turista;
  • Concessão de espaços públicos para serviços;
  • Calçadão cultural/ gastronômico na Praia do Morro;
  • Festivais culturais/ gastronômicos;
  • Valorização das areias monazíticas.

ESPORTE

• Construção de mais Centros de Cultura e Esporte para receber as atividades extracurriculares;
  • Fortalecimento dos jogos escolares e campeonatos;
  • Esportes aquáticos;
  • Bolsa Atleta.

DESENVOLVIMENTO URBANO E ECONÔMICO

• Incentivo de empresas às margens da BR-101;
  • Samarco, porto multiuso;
  • Transferência do aeroporto para Setiba, região norte;
  • Polo Empresarial;
  • Continuidade das obras públicas em andamento;
  • Avenida Modelo, com a transferência do atual aeroporto para Setiba, uma nova avenida “modelo” será criada para desafogar o trânsito e melhorar o fluxo de pedestres, veículos e o comércio da principal avenida do bairro Aeroporto. Com a implantação da nova avenida e diversos lotes, o bairro será totalmente modernizado proporcionando mais segurança aos moradores, valorização econômica da área;
  • Programa de Habitação de Interesse Social;
  • Renovar a iluminação do calçadão no Canal de Guarapari com postes de led.

MOBILIDADE URBANA

• Estação de bicicletas compartilhadas;
  • Extensão de ciclovias;
  • Faixa de pedestre inteligente;
  • Sincronia dos semáforos.

MEIO AMBIENTE

• Saneamento básico – Fossa biodigestora;
  • Energia solar, implementação de energia fotovoltaica na sede da Prefeitura Municipal de Guarapari para economizar despesas com energia elétrica e preservar o meio ambiente, bem como desenvolvimento por meio da secretaria competente políticas de incentivo à utilização dessa energia limpa nas residências e comércios do município;
  • Corredores ecológicos, o objetivo do corredor ecológico é permitir o livre deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal;
  • Cercar e isolar o manguezal com calçadão;
  • Fiscalizar áreas de proteção ambiental;
  • Viveiro de mudas municipal;
  • Aquisição de caminhão que transporta árvores adultas;
  • Legado Verde, plantio de mil mudas de árvores;
  • Moeda Verde, o programa “Moeda Verde” que consiste na troca de lixos recicláveis por alimentos hortifrúti. O objetivo é conscientizar os cidadãos sobre a separação e descarte correto dos resíduos secos e o consumo consciente. A troca dos resíduos será convertida em valores na moeda verde que poderá ser utilizada para a compra de alimentos produzidos pela agricultura local;
  • Animais carentes, programa de adoção;
  • Bueiro inteligente, é um cesto coletor com alças laterais de metal. Todos os resíduos são coletados, evitando o entupimento e alagamento das ruas e vias;
  • Bicicleta para catadores.

AGRICULTURA

• Crédito rural para agricultura familiar;
  • Manutenção e calçamento das estradas rurais;
  • Regularização fundiária rural;
  • Assistência técnica para o produtor rural.

PESCA

• Reforma do mercado de peixe no Centro;
  • Subsídio no óleo diesel;
  • Fábrica de gelo;
  • Construção de dois mercados de peixe, Santa Mônica e Meaípe;
  • Fazendas marinhas.

O evento aconteceu no formato semipresencial, os participantes online acessaram através da plataforma Zoom.

Participe do próximo encontro:

• NOVA DATA – 04/11 (quarta-feira) às 10h com Edson Magalhães.

Para participação presencial é fundamental a confirmação de presença.