Comunicação na obra: Como gerenciar equipes de construção civil

A construção civil é conhecida por conter ambientes de difícil comunicação e muito estresse adjacente. Os locais de obras, as situações hierárquicas envolvidas e toda a responsabilidade desses trabalhadores, tornam esse mundo difícil e por vezes até hostil. Essa dinâmica pode trazer prejuízos ao resultado final e fazer com que qualidade e talentos sejam suplantados por questões que, de uma maneira mais inteligente, podem ser deixadas momentaneamente de lado ou até definitivamente superadas. A quem ocupar o cargo de gerência, cabe essa sensibilidade e conhecimento para que tudo ocorra da melhor forma.

Tenha um bom planejamento

Saber planejar seu projeto de construção civil irá contribuir de diversas formas para o gerenciamento adequado não só da equipe, mas de tudo que envolve a situação. Serve como um roteiro para nortear as ações, e de base para consultar após o início da execução. Deixar claro os objetivos iniciais e expectativas para sua equipe não só contribui para que todos sigam para o mesmo destino, mas também faz com que haja menos frustrações e expectativas distintas entre a equipe.

Faça reuniões periódicas

Após um bom planejamento inicial, é importante então gerenciar o projeto constantemente. Fazer reuniões periódicas com a equipe vai trazer um feedback geral e individual do andamento, avaliando o desempenho, medindo resultados e trocar experiências. Também é aí que podem ocorrer as trocas de idéias e proposições para ajustes e tomada de decisões.

Mantenha seu time motivado

Para que seu projeto seja bem sucedido, é essencial manter seu pessoal motivado e unido como equipe. O entusiasmo irá adiantar processos, aumentar a produtividade e tornar todos os desejos mais próximos da realidade. Profissionais com altos índices de motivação demonstram mais prazer em trabalhar e acabam por se tornar ainda mais eficientes. Sendo assim estabeleça metas reais, ofereça estímulos extras, elogie e faça com que todos se sintam parte do sucesso.

Preocupe-se pessoalmente com todos

Se interessar pelos problemas pessoais dos membros de sua equipe fará com que sua postura como líder seja reconhecida e celebrada. Não seja superficial: ao observar algo errado, chame a pessoa para conversar pessoalmente. Acima de tudo, todos que estão ali são seres humanos e criar esse clima de amizade e preocupação será muito bom para o ambiente. E não só escute: haja. Mostre que o bem-estar deles interessa para você e faça o que for preciso, dentro da razoabilidade, para deixar todos bem.

Estimule a amizade

Marcar confraternizações em datas especiais ou após o serviço, ainda que rápidas ou no próprio ambiente de trabalho, fará com que o entendimento pessoal e o ambiente como um todo melhorem sensivelmente. É algo pouco dispendioso que poderá mudar muito o jeito como sua equipe encara o serviço e vai facilitar demais a inteiração entre os funcionários. Isso serve também para você entender melhor quem são aquelas pessoas que você gerencia e o resultado disso não pode ser nada além de um ganho de qualidade na comunicação e no convívio.

Com essas atitudes simples, a construção civil deixa de ser um ambiente tão inóspito e os resultados podem surpreender a todos de tão bons. Não perca mais tempo e não deixe o ambiente pesar: a obra e aquelas pessoas dependem de uma boa gerência. No final das contas, todos sairão ganhando e suas atitudes serão celebradas.

Fonte: https://constructapp.io/pt/comunicacao-na-obra-como-gerenciar-equipes-de-construcao-civil/

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