NOTICIAS

Arquipélago das Três Ilhas recebe primeiras placas de sinalização ambiental em Guarapari

As placas informam sobre as proibições do local, como churrasco e fogueira

O arquipélago das Três Ilhas, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari, recebeu as primeiras placas de sinalização ambiental. O objetivo é informar que o arquipélago não permite ações como acampamento, churrasco, uso de fogo, fogueira, coleta de fauna e flora marinhas, pesca subaquática e pesca de anzol, por exemplo.

As sinalizações eram uma das principais reclamações que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) recebia, devido à falta de informações no local. O arquipélago é uma unidade de conservação e está sob responsabilidade do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV). As placas foram confeccionadas com suprimento de fundos do PEPCV e da APA de Setiba além recursos da própria equipe da Unidade de Conservação.

Uma tenda do Iema foi montada no arquipélago das Três Ilhas para monitorar embarcações e visitantes onde servidores e voluntários oferecem informações, esclarecimentos, coletam dados e fazem questionários.

Em tempo

A Área de Proteção Ambiental de Setiba é a maior do Estado com aproximadamente 12.960 ha., localizado nos municípios de Guarapari e Vila Velha. Foi criada por meio do decreto nº 3.747-N de 1994 como APA de Três Ilhas. Em 1998, teve seu nome alterado pela Lei Estadual nº 5.651 para APA Paulo Cesar Vinha ou simplesmente APA de Setiba. Esta unidade tem o intuito de estabelecer uma zona de amortecimento de impactos ao redor do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha. Na porção continental, apresenta formações de restinga, manguezal e mata de tabuleiro e na porção marinha, encontramos o arquipélago de Três Ilhas, rico em fauna marinha, sendo um local propício para mergulho contemplativo, com águas rasas e claras, onde foi registrada uma das maiores biodiversidades de ecossistemas marinhos do Brasil.

*Com informações do Governo do Estado.

Fonte: Folha Online ES – https://www.folhaonline.es/arquipelago-das-tres-ilhas-recebe-primeiras-placas-de-sinalizacao-ambiental-em-guarapari/