SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE GUARAPARI

16 cursos do SENAI para ajudar você a conquistar uma vaga na construção civil

Indústria da construção civil aquece mercado de trabalho em 2020. A previsão é de mais de 150 mil novos postos de trabalho no setor. Para concorrer a uma vaga, o profissional precisa ter qualificação e conhecimento em novas tecnologias

A indústria da construção civil preparada para crescer em 2020 evoluiu, emprega novas tecnologias, investe em inovação e exige profissionais capacitados. Assim, esse é o momento oportuno para as pessoas que pretendem iniciar uma carreira no setor e para os que procuram uma chance de retornar ao mercado de trabalho.

As oportunidades de emprego são muitas no universo da construção civil. Nesse mercado que vive em constante movimento, os primeiros profissionais a serem chamados são os de produção com qualificação para atuar com novas máquinas, materiais e novos processos construtivos. Entre as vagas estão as de ajudantes, eletricistas, encanadores, carpinteiros, pedreiros e, na sequência, os profissionais de nível técnico e superior, especialmente, engenheiros.

Construção civil em busca de trabalhadores qualificados

Com a evolução do setor não existe mais espaço para o trabalhador apenas executar o trabalho tradicional. A procura é por mão de obra qualificada e comprometida, profissionais que se envolvem e detêm conhecimento. Nesse contexto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) atende as expectativas dessas novas exigências da construção civil e oferece condições para o trabalhador adquirir capacitação.

Segundo o gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado, os cursos oferecidos na área da construção civil são preparados de acordo com as reais necessidades da indústria. “O insumo para a estruturação dos cursos é resultado do trabalho de um Comitê Técnico Setorial, integrado ao SENAI, formado por representantes de empresas, de instituições públicas e sociedade civil organizada, que identifica e elabora os perfis profissionais a partir de metodologia desenvolvida pelo SENAI”, explica.

O clima otimista está ancorado Sondagem Industria da Construção, de dezembro de 2019, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A pesquisa mostrou que os empresários estão animados com a expectativa de crescimento do setor no primeiro semestre de 2020, inclusive com o aumento do número de empregados e de novos empreendimentos e serviços.

Setor prevê criação de 150 mil postos de trabalho

O aquecimento do setor imobiliário tem reforçado as previsões otimistas. De acordo com indicadores da CBIC, o número de lançamentos de imóveis residenciais no Brasil subiu 23,9% no terceiro trimentre de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o setor deve crescer 3%, o que representa um potencial de criação de mais de 150 mil postos de trabalho e de 500 mil empregos indiretos. Na opinião dele, a mão de obra qualificada traz muitos ganhos, entre eles, menos desperdício, aumento da produtividade e agilidade da obra. “Além disso, os próprios trabalhadores ganham, pois, ao serem qualificados agregam valor profissional e podem disputar vagas no mercado. A qualificação profissional é uma exigência do mercado, as empresas também precisam investir nisto e o SENAI é fundamental para apoiar esse objetivo.”

Cursos do SENAI na área construção civil direcionados ao profissional de produção

O SENAI oferece cursos de qualificação para as áreas de edificações, exigidas para os profissionais de produção. Entre elas, estão armador de ferro, carpinteiro de estruturas de telhado, carpinteiro de obras, desenhista técnico em edificações, gesseiro, e mestre-de-obras. Confira abaixo informações sobre os cursos de qualificação e do curso técnico em Edificação.

Todos os cursos disponíveis nos estados estão no site Mundo SENAI

Fonte: Site CNI – https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/trabalho/16-cursos-do-senai-para-ajudar-voce-a-conquistar-uma-vaga-na-construcao-civil/

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
imprimir
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print

O que achou deste artigo?

Leia também